Manual Programa Engfood

Tutorias em Artigos e Videos.
Integração iFood

Tutorial de integração.



Vantagens

Os pedidos realizados pelos seus clientes através do iFood caem direto no seu Programa Engfood. Sem registros manuais, sem retrabalho. Ao receber os pedidos seu Engfood vai processar como um pedido realizado delivery no próprio Engfood, controlando estoque e enviando para os setores de produção se necessário.



Importante

Antes de iniciar a integração, certifique-se que você fez o cadastro de todos os produtos de seu cardápio e complementos no Programa Engfood. Cadastre corretamente o nome dos produtos, categorias, descrição dos produtos e preços. Ao enviar seu cardápio cadastrado no Programa Engfood para o iFood, seu cardápio online será substituído totalmente pelas informações cadastradas no Programa Engfood. Recomendamos realizar esse processo nos dias de menor movimento e nos pedidos iniciais da integração, acompanhar e validar tudo atentamente.



Iniciando a integração

Primeiro, você deve se certificar que está utilizando a versão 8.6 ou superior, na sequência acesse: Configurações -> iFood. Ao ver tela abaixo, clique no botão Próximo.

ifood

Na tela a seguir, você vai encontrar o modelo de e-mail, que deve ser copiado e enviado para a equipe de integração do iFood, para comunicá-los, que você vai passar a receber seus pedidos com o Programa Engfood.
Lembre-se que antes de fazer esse processo, seu cardápio deve estar cadastrado de forma completa no Programa Engfood. Outro detalhe importante, é que as fotos de seus produtos devem ser enviadas nesse momento, nesse e-mail. Mesmo que você já tenha um cardápio publicado é recomendado enviar as fotos novamente.



Exportar o Cardápio

Na tela abaixo, você encontra duas opções para exportar seu cardápio a partir do Programa Engfood e enviar ao iFood.
Opção 1 - Exportar seu cardápio já cadastrado no App Engfood Delivery.
Opção 2 - Exportar o cardápio cadastrado no programa Engfood(computador).
Nessa tela, você tem a opção de desmarcar algum produto que não queira que apareça no iFood para pedido online, por seus clientes.
Lembre-se: Antes de fazer o envio, todos os produtos de seu cardápio já devem estar cadastrados no sistema, bem como as categorias, complementos e itens adicionais cobrados na hora do pedido. Tudo deve estar cadastrado corretamente, já revisado.

ifood


Recebendo o Retorno do Ifood


Após alguns dias o iFood vai retornar o contato, informando que seu cardápio foi integrado ao Programa Engfood.
Nesse momento, acesse novamente Configurações -> iFood e dessa vez clique na opção "Já fiz esta etapa e recebi as credenciais!", conforme imagem abaixo:

ifood
Na tela a seguir, você deve marcar todas as opções apresentadas:
iConnect iFood
ifood

Na tela a seguir, ative a opção "Habilitar recebimento de pedidos" para receber os pedidos iFood nesse computador, insira suas credenciais de e-mail e senha, recebidas do iFood. Para finalizar, clique no botão "Testar Credenciais" para ver se inseriu os dados corretos e clique no botão "Próximo".

ifood

Receber pedidos iFood


A partir de agora, ao receber um novo pedido através do iFood, o Programa Engfood vai te comunicar imediatamente através da mesma janela de recebimentos de pedidos do App Engfood Delivery, basta então clicar em Recusar, para não aceitar o pedido ou então em Atender, conforme imagem.

ifood

Primeiros Pedidos


Após iniciar a integração, com o novo cardápio publicado pelo iFood, recomendamos acompanhar os primeiros pedidos para garantir que o codificação do cardápio tenha sido realizada corretamente pela equipe do iFood. Você pode inclusive acompanhar os dados dos pedidos pela intranet do iFood. O Programa Engfood trata exatamente o código recebido na integração, por isso é muito importante que qualquer alteração de cardápio seja comunicada imediatamente ao iFood para atualização do cardápio. Se você excluir um complemento por exemplo no sistema e não avisar ao iFood, se chegar um pedido com esse complemento o Engfood não vai conseguir lançar automaticamente no pedido.